O segredo de uma vida com qualidade está no que e como aprendemos, e no modo como agimos. Tudo em nossa vida é aprendizado e ensino. Só podemos ensinar aquilo que aprendemos, seja em conteúdos, seja principalmente em valores. Então a questão central é como aprender melhor para viver e conviver melhor. E o processo todo começa na família, depois na escola e finalmente na comunidade ou na sociedade.
Tudo se relaciona, não existe nada neutro em nossas vidas, portanto somos responsáveis pelo que pensamos e fazemos. Precisamos valorizar o positivo e trabalhar e integrar o negativo. Ver, perceber, ouvir e escutar com todos os sentidos o que a vida nos dá, mesmo nas coisas difíceis de compreender.
Sempre temos escolhas, possibilidades, alternativas, detalhes, tudo tem sua importância em cada momento de nossas vidas. Nossas escolhas são conseqüências do nível de conhecimento, do que observamos e do que percebemos.
Dependem de como está sua casa interna, como você está consigo próprio, como você gosta e se sente bem na sua própria companhia. Algumas pessoas muitas vezes sofrem por longos períodos porque aprenderam a sofrer, foi a única opção oferecida.
Os recursos e soluções para nossos problemas estão dentro de nós e não fora. Se tivermos uma predisposição para aprender com as situações difíceis, iremos conseguir transformar problemas em soluções e dificuldades em recursos.
Às vezes é preciso saber esperar, administrar a ansiedade e aprender a confiar na capacidade auto-reguladora dos seres humanos. E o mais importante, é cada um descobrir o seu valor; é aprender a dirigir o viver para a competência e não para as falhas, para os recursos e não para as fraquezas, para as possibilidades e não para as limitações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário