sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RIO DE JANEIRO MAIS UMA CATÁSTROFE QUE É O CULPADO, SERA FENÔMENO NATURAL?

Estamos assistindo mais uma catástrofe, além daquelas já esperadas provocadas como sempre por chuvas, que por várias vezes destroem os mesmos Municípios do Rio de Janeiro deixando milhares de pessoas desabrigadas.


E como sempre se repete a mesma história que é construção em área de risco sem o aval das respectivas Secretarias do obras destes Municípios, mais que mesmo sendo ilegais as construções são cadastradas para o pagamento do IPTU sem que ninguém disse-se que eram irregulares.

Quando isto ocorre lá estão os valorosos e incansáveis Bombeiros vinte e quatro horas por dia buscando salvar vidas da vitimas dos fenômenos natural que destroem bens e vidas, colocando em risco suas próprias sem a devida valorização governamental.

Todas estas construções tiveram seu inicio e fim sem que ocorre-se sequer uma notificação ou interdição, e outras com a devida licença e aprovação pela prefeitura mais que após o sinistro são definidas como irregulares.

Neste momento o que temos é o desabamento de três prédios na Av. Treze de Maio no Largo da Carioca, onde se busca um culpado pelo desastre podemos considerar assim já que inúmeras vitimas ficaram sob os escombros, e mais uma vez lá estão os valorosos Bombeiros.

Todos de vários quartéis lutam com toda a sorte e risco de vida em busca de vitimas na esperança de encontrá-las com vida, porém estes homens somente são lembrados nestes momentos denominados ate como heróis, mais sequer podem reivindicar um melhor salário.

Nas catástrofes dos Municípios devido às chuvas as vitimas sempre levam a culpa como sua construção era irregular, no caso deste prédio de numero 46 da Treze de Maio no momento fala-se de obra irregular em pavimentos do mesmo.

Deveria os prefeitos de todos criar uma lei de vistoria anual, principalmente nos prédios para ver se ocorre ou ocorreu alguma obra interna nos mesmos, que possam a vir ocasionar algum dano as suas estruturas já que toda empresa que aluga ou compra uma sala ou mais sempre faz modificações internas para adequar as suas atividades.

Que esta catástrofe seja um alerta aos prefeitos, para que se torne obrigatória uma vistoria anual pela defesa civil, e demais órgãos competentes a todos os prédios antigos, ou não para certificar-se se ocorreu alguma mudança em relação à planta apresentada no processo de licença para a construção do mesmo.

Catástrofes naturais não são oriundas dos homens, mais podem ser evitadas pelos mesmos sendo as leis cumpridas fielmente, outras como esta pode ter sido ocasionada pelo próprio homem com mudanças sem o conhecimento devido.

Agora é aguardarmos a conclusão pericial para sabermos os porquês do desabamento, após a luta dos valorosos homens do fogo na busca de salvar vidas mesmo com o risco das suas, bem como de todos os setores que estão de mãos dadas com esta finalidade.

Jorge Ruas Radialista







Nenhum comentário: