domingo, 17 de julho de 2011

DESCENDENTE UM NOVO RUMO PARA UMA EMPRESA OU A MORTE DA MESMA.

Durante este meu período de vida profissional ou não sempre observo a questão denominada ascendente e descendente, principalmente nos meios empresarias onde na maioria dos casos os ascendentes constroem e descendente levam a falência muitas das vezes impérios.


Esta claro que a auto-estima do descendente cresce quando por falta do líder seja por doença ou falecimento ele como herdeiro assume como um Príncipe que recebe um Reinado para governar sem a consciência que jamais terá sucesso sem seus súditos.

É o que ocorre com a maioria da empresas que se mantiveram às vezes as duras penas ate com apoio de amigos do empresário que adquiriam seu produto para mante-lo na praça devido à longa amizade, e o jogo de cintura do mesmo para manter-se entre eles com sucesso.

Nós temos muitos exemplos de empresas de grande porte na área de supermercados, Jornais e revistas, e televisão, e ate empresas de transportes, onde os descendentes após tomarem posse do patrimônio que durante anos estiveram ativos, afundaram-nos.

Não conseguem manter por seu orgulho em torno de si aqueles que durante anos colaboraram para o desenvolvimento da empresa por julgar-se superior ao passar a ser o dono da mesma e assim a menosprezar aqueles que o líder buscava manter ao seu lado como colaborador.

Esta claro que nenhuma empresa de ônibus consegue sobreviver sem seu pequeno colaborador que é o passageiro do cotidiano, nenhum jornal consegue sobreviver sem colaboradores, e leitores, nenhuma Rádio sem ouvintes para conseguir comercias.

Na verdade poucos sobrevivem alguns ficam durante algum tempo de pires na mão ate cerrarem suas portas repletos de dividas que o líder mantinha de certa forma em dia, assim geralmente portas cerradas é o destino de muitas empresas quando assumidas por descendentes por falta do líder.

Assim o novo Rei começa a afastar de si aqueles mesmo que para ele de pequena importância mais que muitas vezes conseguiu ajudar o seu antecessor se em jornais conseguir a participação do mesmo em licitações, e busca de anúncios, em empresas levar o nome das mesmas para a venda de seus produtos, e assim aquele líder muitas das vezes superava as dificuldades, já que é através do pequeno denominado consumidor ou leitor que uma empresa consegue sobreviver.

Ocorre que o novo Rei desconhece todos os caminhos árduos que o líder conseguiu suplantar através de colaboradores que o ajudaram ate seu ultimo dia, e começa a ignorá-los tendo como final na maioria das vezes o encerramento das atividades de uma empresa que o líder implantou no mercado as duras penas.

Jorge Ruas Radialista.

Nenhum comentário: