terça-feira, 25 de novembro de 2014

PARECE MAIS NÃO É PORTANTO MUITO CUIDADO COM ESTE MOSQUITO.

Ainda com informações não divulgadas existem pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes albopictus que provoca a febre denominada cientificamente como Chinkungunya, este mosquito idêntico ao Aedes egypty que é o vetor da dengue e que as autoridades sanitárias estão começando a orientar os agentes de endemias, sem alardes.

Os sintomas são parecidos com a dengue com inflamação aguda nas articulações podendo manter ate oito meses ou mais o infectado de cama ou ate leva-lo a morte, este é o mesmo vetor da febre amarela, que esta migrando para o Rio de Janeiro inclusive para Baixada Fluminense segundo informações sigilosas já com vitimas.

As autoridades de saúde vêm mantendo sigilo sobre este vetor que se reproduz exatamente igual ao Aedes egypty sendo que o estrago que o mesmo causa ao ser humano e bem superior a dengue já conhecida principalmente por aqueles que já a contraíram, o que se torna importante e essencial não manter água parada em vasilhas, vasos, pneus, e manter caixas d’água sem tampas.

Agentes sanitários estarão recebendo aulas e instruções sobre o albopictus para combate ao mesmo o que também dependerá muito da população colaborar para a não procriação dos mesmos em suas residências e locais de trabalho, no momento ainda não esta sendo divulgado nada sobre este vetor pelas autoridades que estão começando a orientar os agentes de saúde para combate sem colocar em pânico a população da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro.

A Fio Cruz disponibiliza um vídeo sobre este vetor no site WWW.ioc.fiocruz.br/auladengue que é esclarecedor site este que você leitor poderá entrar e ver como proteger sua família e creio que breve toda a mídia estará divulgando a população através do Ministério da Saúde, portanto fique alerta aos sintomas descritos caso alguém de sua família os tenha busque de imediato socorro médico.

Jorge Ruas
 

domingo, 23 de novembro de 2014

PARECE MAIS GOZAÇÃO QUE CAMPANHA DE SAUDE.

Existem fatos interessantes nas campanhas de saúde excetuando-se as de vacinações infantis e do idoso, o restante torna-se alguns casos ate cômico como a do câncer de próstata onde os homens buscam urologista seja nos postos de saúde ou marcações e a consulta leva meses, e se tiver que fazer uma biopsia dificilmente a encontra pelo Sistema Único de Saúde.

Outra interessante é a mamografia ate que consiga a consulta o nódulo já se expandiu e começa a peregrinação das mulheres em busca de ajuda para os exames complementares que caso seja maligno quando consegue já se tornou um câncer como na próstata do homem.

Pra fazer uma biopsia da próstata geralmente só em clinicas particulares onde o preço ultrapassa a 500 Reais e a maioria sequer aceita cartões e principalmente se for parcelado como outros exames como endoscopia dentre outros qual o paciente tem que desembolsar do seu salário ou aguarda séculos para conseguir se não morrer antes.

Ocorre que a campanha vai para as Ruas através da mídia só que não disponibilizam os locais onde os mesmos podem ser feitos de imediato inclusive com a biopsia se necessário, como por exemplo, em qual hospital poderá o homem buscar sua consulta e os tramites necessários para o caso de uma cirurgia.

É muito fácil investir-se em propaganda das campanhas o difícil é conseguir o local de pronto atendimento para as consultas nestas especialidades já que as mesmas demoram séculos para serem marcadas e ate conseguir o que era um simples nódulo já se transformou em um câncer e que levará outro tempo para conseguir uma cirurgia.

Já esta mais que na hora não só das campanhas mais junto disponibilizar os locais onde os pacientes poderão ter o atendimento de certa forma ate prioritário para estes casos que tanto acarreta a deformação na mulher como a morte em ambos os sexos.


Jorge Ruas